CLUBE ATLÉTICO BANDEIRANTE, clube fundado em 16 de agosto de 1.933, na cidade de Brodowski/SP no interior Paulista.
HISTÓRIA
Esse clube surgiu em Brodowski, em 1933, inicialmente com o especial objetivo de incrementar a prática do esporte bretão.
Tanto é certa a afirmativa que adotou a primeira denominação de BANDEIRANTE FUTEBOL CLUBE. Posteriormente, trocou o nome para CLUBE ATLÉTICO BANDEIRANTE, como veremos.
Uma primeira diretoria havia sido eleita no dia 16 de agosto de 1933, sob a presidência do Prof. BENEDITO SIQUEIRA DE ABREU (diretor do Grupo Escolar). logo em seguida substituído por TITO LIVIO ERVAS (coletor estadual). Os demais membros desta primeira diretoria foram :
VICE PRESIDENTE: ARDUINO ERVAS
SECRETÁRIOS : ABRAÃO SAADI e TULIO TORNATORE
TESOUREIRO : JOÃO REBECHI
DIRETOR ESPORTIVO : SATURNINO LIMA
TREINADOR INFANTIL : EDUARDO BRAVO
TREINADOR JUVENIL : JOSÉ GOMES DA SILVA
Em 1934, o clube já instalava sua sede social à Rua General Osório, no velho prédio da LOJA MAÇONICA LUZ DE BRODOWSKI, então inativa. Inicialmente realizava treinos de futebol em terreno que tomou a alcunha pitoresca de “campo de carrapato”, pertencente ao senhor ALTINO ARANTES DE CARVALHO, nas proximidades da Rua TUPY CALDAS ( atual Rua Vereador José Sabino ). Na esquina dessa rua com a Rua Cel. Lúcio Fagundes, foi que em 1935, entrou o clube a construir seu primeiro estádio, ao qual deu o nome de PRAÇA DE ESPORTES MÁRIO LIMA SANTOS, dotada de iluminação, vestiários, casa de zelador e inclusive arquibancadas cobertas.
MUDANÇA DE NOME
Em 1935, no dia 14 de fevereiro, aprovaram-se novos estatutos que foram registrados, mudando-se a denominação da agremiação para CLUBE ATLÉTICO BANDEIRANTE e transferia-se a sede social para a Rua Floriano Peixoto, prédio onde hoje se acha a Caixa Econômica Estadual, no famoso BAR DO PADEIRINHO, do sr. JOSÉ ZAPOLLA, que foi técnico, presidente, massagista, enfim, que foi e continua sendo até hoje, um verdadeiro patrimonio do clube pela sua dedicação ao time Bandeirantino(Jaburú).
A diretoria foi reestruturada, ainda sob a presidência de Tito Lívio Ervas. Foi quando ANGELO TORNATORE passou a diretor esportivo. LIBERO MACCHETTI assumiu a tesouraria e TULIO TORNATORE elegeu-se secretário. Um primeiro departamento feminino constituiu-se, formado pelas jovens LUCINDA MARTINS, ISOLINA E EDITH MALHEIROS, CACILDA SANTOS, JOSEFINA SUAVE E ALZIRA MANDRÁ. Foi igualmente formada uma comissão de festas da qual faziam parte ERMELINDA MARTINI, JACY RAMOS, ISMENIA MALHEIROS e BRANCA MACCHETTI.
E, naquele mesmo ano, (1935), o CLUBE ATLÉTICO BANDEIRANTE fez realizar os melhores festejos carnavalescos dos antigos dias, na pequena cidade de Brodowski, poética e pequenina, que ja começava a ter projeção nacional, graças à glória nascente de Portinari…