O CLUBE

DIRETORIA

PRESIDENTE – GUILHERME ALEIXO DAMASCENO DE OLIVEIRA PASSOS

COMISSÃO TÉCNICA

TREINADOR – FURLAN

AUXILIAR TÉCNICO – LEANDRO GARAVINI

HINO DO CLUBE ATLÉTICO BANDEIRANTE

O BANDEIRANTE É RETUMBANTE
QUANDO A LINHA ATACA, A BOLA VAI NO BARBANTE.

A DEFESA E ATACANTE, NO MEIO DO CAMPO GOSTA DE DRIBLAR
QUANDO O JOGO APERTA, ELES DÃO DE CALCANHAR.

O BANDEIRANTE TEM TRADIÇÃO
EM SEU CAMPO JOGOU ATLETA DE SELEÇÃO.

O BANDEIRANTE TEM ESTÁDIO NOVO,
COM POLI ESPORTIVO PARA DIVERTIR SEU POVO .

O BANDEIRANTE TEM DIRETORIA DEFINIDA,

FAZENDO DE TUDO PARA ALEGRAR SUA TORCIDA.

É MOTIVO DE JÚBILO ESTA DATA DO CINQUENTÃO,

DE CARRAPATO TORNOU-SE ESTA GRANDE REALIZAÇÃO.

LETRA: GERALDO CARREIRA

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit. Aenean commodo ligula eget dolor. Aenean massa. Cum sociis natoque penatibus et magnis.

SOBRE O CLUBE ATLÉTICO BANDEIRANTE

CLUBE ATLÉTICO BANDEIRANTE, clube fundado em 16 de agosto de 1.933, na cidade de Brodowski/SP no interior Paulista.

 

HISTÓRIA

Esse clube surgiu em Brodowski, em 1933, inicialmente com o especial objetivo de incrementar a prática do esporte bretão.
Tanto é certa a afirmativa que adotou a primeira denominação de BANDEIRANTE FUTEBOL CLUBE. Posteriormente, trocou o nome para CLUBE ATLÉTICO BANDEIRANTE, como veremos.
Uma primeira diretoria havia sido eleita no dia 16 de agosto de 1933, sob a presidência do Prof. BENEDITO SIQUEIRA DE ABREU (diretor do Grupo Escolar). logo em seguida substituído por TITO LIVIO ERVAS (coletor estadual). Os demais membros desta primeira diretoria foram :
VICE PRESIDENTE: ARDUINO ERVAS
SECRETÁRIOS : ABRAÃO SAADI e TULIO TORNATORE
TESOUREIRO : JOÃO REBECHI
DIRETOR ESPORTIVO : SATURNINO LIMA
TREINADOR INFANTIL : EDUARDO BRAVO
TREINADOR JUVENIL : JOSÉ GOMES DA SILVA
Em 1934, o clube já instalava sua sede social à Rua General Osório, no velho prédio da LOJA MAÇONICA LUZ DE BRODOWSKI, então inativa. Inicialmente realizava treinos de futebol em terreno que tomou a alcunha pitoresca de “campo de carrapato”, pertencente ao senhor ALTINO ARANTES DE CARVALHO, nas proximidades da Rua TUPY CALDAS ( atual Rua Vereador José Sabino ). Na esquina dessa rua com a Rua Cel. Lúcio Fagundes, foi que em 1935, entrou o clube a construir seu primeiro estádio, ao qual deu o nome de PRAÇA DE ESPORTES MÁRIO LIMA SANTOS, dotada de iluminação, vestiários, casa de zelador e inclusive arquibancadas cobertas.
 

MUDANÇA DE NOME

Em 1935, no dia 14 de fevereiro, aprovaram-se novos estatutos que foram registrados, mudando-se a denominação da agremiação para CLUBE ATLÉTICO BANDEIRANTE e transferia-se a sede social para a Rua Floriano Peixoto, prédio onde hoje se acha a Caixa Econômica Estadual, no famoso BAR DO PADEIRINHO, do sr. JOSÉ ZAPOLLA, que foi técnico, presidente, massagista, enfim, que foi e continua sendo até hoje, um verdadeiro patrimonio do clube pela sua dedicação ao time Bandeirantino(Jaburú).
A diretoria foi reestruturada, ainda sob a presidência de Tito Lívio Ervas. Foi quando ANGELO TORNATORE passou a diretor esportivo. LIBERO MACCHETTI assumiu a tesouraria e TULIO TORNATORE elegeu-se secretário. Um primeiro departamento feminino constituiu-se, formado pelas jovens LUCINDA MARTINS, ISOLINA E EDITH MALHEIROS, CACILDA SANTOS, JOSEFINA SUAVE E ALZIRA MANDRÁ. Foi igualmente formada uma comissão de festas da qual faziam parte ERMELINDA MARTINI, JACY RAMOS, ISMENIA MALHEIROS e BRANCA MACCHETTI.
E, naquele mesmo ano, (1935), o CLUBE ATLÉTICO BANDEIRANTE fez realizar os melhores festejos carnavalescos dos antigos dias, na pequena cidade de Brodowski, poética e pequenina, que ja começava a ter projeção nacional, graças à glória nascente de Portinari…

 

ROL DE PRESIDENTES


Teve o CLUBE ATLÉTICO BANDEIRANTE, desde sua fundação, pela ordem cronológica, os seguintes presidentes: BENEDITO SIQUEIRA DE ABREU, TITO LÍVIO ERVAS, JOSÉ LIMA SANTOS, SALVADOR LASCALA SOBRINHO, GERALDO CARREIRA, JAYME MORANDO, LAYR ALBARELI, JOSÉ ZAPOLLA, JOAQUIM SAUL DE OLIVEIRA PASSOS, ANTONIO JOSÉ FABBRI, ANTONIO MARCOS TEIXEIRA ROQUE,IDELFONSO ALVES BORGES, JÁCOMO DE VICENTE, NELSON AGOSTINHO, PAULO SALATA, OMAR CARVALHO, MOACIR ADAMI e atualmente DR. ALFREDO AMADOR TONELLO.

 

OUTROS DIRETORES

E pode a entidade, durante o fluir dos anos, contar com a colaboração de treinadores eficientes, dentre os quais, ISRAEL RIBAS, NILO LASCALA, JAIME MORANDO, DELCIDES ESTEVES, JOSÉ CÉSAR RICCI, AMANDO FABBRI, MÁRIO E GILBERTO MANDRÁ, ALCIDES MANAIA (da seleção uruguaia) e MOACIR LEITE.
Foram Secretários : ABRÃO SAADI, TÚLIO TORNATORE, LAYR ALBARELI, ANTONIO ÂNGELO GOTTARDO, JOSÉ LUIZ CARREIRA, CAETANO JACOB, ANTONIO DOUGLAS ZAPOLLA, ANTONIO MARCOS TEIXEIRA ROQUE, ANTONIO LUIZ LEME DE ARAÚJO, CAETANO JACOB e outros.
 

O CONJUNTO POLI – ESPORTIVO

O primeiro presidente a ventilar a feliz idéia de vender-se, em lotes, o antigo estádio, a fim de que, com seu produto financeiro, se pudesse construir espaçoso Conjunto Poli-Esportivo à altura das tradições da agremiação e digno dos chamamentos da hora presente, foi o Prof. Joaquim Saul de Oliveira Passos.
A proposta de Quinzinho (como era popularmente chamado), foi amadurecendo, no seio do clube, até que em 1978, Antônio José Fabbri assumiu sua presidência e, com espírito de liderança e ânimo forte, resolveu colocar em execução a idéia. Ele próprio conta como aconteceram as coisas, no inicio:
“Partimos para a luta desmembrando em lotes a antiga Praça Mário Lima Santos, fazendo ali um loteamento do mais alto nível…
Compramos um alqueire e meio de terra do Sr. Antônio Bonato, a quem rendo também publica homenagem pela confiança depositada em nós, pois sem esta confiança não haveria a venda da terra e consequentemente não haveria a obra”.
Para construção do novo estádio, Antônio José Fabbri e seus companheiros de diretoria enfrentaram sérios entraves, inclusive de natureza política, vencidos com habilidade e esforço. O estádio que engrandece a cidade, veio a ser inaugurado a 10 de outubro de 1982, pelos diretores que o construíram, magnífica obra, digna, em verdade dos melhores aplausos, e que na ocasião de sua inauguração, compunha-se de campo de futebol, piscinas com água tratada, vestiários, compartimentos para lanchonetes, secretária e sanitários.

No ano de 2002 –  O clube tornou-se campeão amador estadual, pela federação paulista de Futebol.